Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

terça-feira, 31 de julho de 2012

A mentira no mundo animal

Postado Por educaipo Postado As 16:59 Com Sem Comentarios

A mentira, na natureza, é uma arma de sobrevivência. Muitas vezes, na luta contra o predador, a presa só tem chance de escapar se souber mentir bem. É o caso dos camaleões que, graças à pigmentação especial de sua pele, se confundem com o ambiente. Ou de certos caranguejos, que vivem com a carapaça coberta por algas ou esponjas. Os insetos são especialistas em se fingir de cortiça ou de gravetos no tronco de árvores. Estas e muitas outras formas de mentira atendem por um único e verdadeiro nome científico - mimetismo.
O fenômeno foi estudado pela primeira vez pelo naturalista inglês Henry Walter Bate (1825-1892), que observou o comportamento das borboletas no vale do rio Amazonas. Ele descobriu uma família de borboletas que conseguia
escapar dos pássaros tornando-se parecida na forma e na cor com outra família, cujo sabor não agradava às aves. As borboletas apetitosas tratavam de voar, misturadas às outras.
Hoje, sabe-se que os animais memorizam certos padrões de aparência quando associam determinada presa a um gosto nauseante, ou à dor. Portanto, mentiroso competente é aquele que consegue assumir uma aparência pouco atrativa para o predador.
Existem, porém, casos de automimetismo: animais que imitam outros da própria espécie. Os zangões, por exemplo, quando estão prestes a serem atacados, voam e zumbem como abelhas que, como bem sabem os atacantes, têm ferrões para se defender — se a mentira pega, os zangões se salvam. Nem sempre, contudo, a presa é o mentiroso. Isso acontece no caso clássico do lobo em pele de cordeiro, ou seja, o animal que finge ser manso, se aproxima calmamente de outro com ar de quem não quer nada e sai ganhando uma refeição.


Fonte: revista Superinteressante, escola ativa v3


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!